segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Buscando a Sabedoria...

         “A sabedoria é árvore que da vida a quem a abraça quem a ela se apega será abençoado” Pv.3.18






                                                        O que é a sabedoria?

Você leu a linda definição que o Texto áureo nos dá?”Sabedoria é a árvore que dá vida”.Que linda metáfora ,não?Vivemos dias em que a humanidade tem despertado para a importância da natureza para sobrevivência humana. As árvores proporcionam-nos o oxigênio ,todos aprendemos isso na escola .O oxigênio é vital para a vida humana. Sem ele morremos não apenas nós,seres humanos mas todos os seres vivos da Terra. Se as árvores são essenciais à existência da vida,e a sabedoria é a árvore que dá vida,a que conclusão chegamos?
A sabedoria produz em nós condições indispensáveis a uma vida de comunhão com Deus!


                                            Sabedoria Humana x Sabedoria Divina

Observe o que nos ensina o apóstolo Tiago 1.13-18 ( 13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta.
14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;
15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16 Não vos enganeis, meus amados irmãos.
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.),os dois tipos de sabedoria.
Percebeu como nem toda sabedoria é arvore que dá a vida? A sabedoria do mundo é egoísta e orgulhosa. É o saber que busca a exaltação. Você já notou alguém que busca essa sabedoria?
Pessoas assim têm o “nariz para cima”,são arrogantes e estão preocupadas apenas com o seu próprio conhecimento,buscam honra e Glória para si mesmas.

Por outro lado,a sabedoria divina busca a paz e compreensão entre as pessoas. Há sinceridade e amor na relação de uns com os outros. Quem sabe desejar compartilhar seu conhecimento com os
que não sabem. Aquele que possui a sabedoria que vem do alto não busca a fama ou a popularidade,pois sabe que se não fosse a misericórdia de Deus,ele jamais saberia alguma coisa.




                                                     A verdadeira sabedoria

Ser sábio verdadeiramente é estar apto a entrar no Reino dos Céus!! Jamais podemos nos esquecer disso. E como faço para chegar às moradas eternas que Jesus nos foi preparar?É preciso reconhecer-se pecador e aceitar o Salvador! Essa é a verdadeira sabedoria,a qual nunca terá fim!






                                                          Diferente do Mundão!

Quem faz o contrario do que faz o mundo é louco diante dele,mas é sábio diante de Deus. O mundo está entregue a Satanás(1 Jo 5.19),que não pactuam com suas práticas. Olhe à sua volta e veja o que está acontecendo!As pessoas estão se entregando a devassidão,à pornografia, ao sexo livre e sem compromisso, ao materialismo,à desobediência. Por causa disso tudo,a maldade tem se alastrado como uma doença terrível em nossa sociedade. Pedofilia,pais que vendem seus próprios filhos,e filhos que mantam seus próprios pais por dinheiro. Que sabedoria é essa do mundo? Tantos psicólogos,terapeutas,psiquiatras...nada resolverá a maldade do mundo senão JESUS CRISTO,a sabedoria de Deus!Fazer louco perante o mundo é negar toda essa maldade,não viver na pratica do pecado,não se conformar(tomar forma) dessa sociedade maliciosa,ou seja,SER DIFERENTE DO MUNDÃO!

                                                                 Quer ser sábio?

Você é sábio? Já aprendemos que o sábio não anda por aí se vangloriando de sê-lo. Porém,podemos muito bem avaliar a nós menos para saber se somos ou não sábios,se estamos agindo ou não com sabedoria. É hora você refletir...

Caso chegue à conclusão de que não tem agido sabiamente,ou que em algum ponto em especial tem-lhe faltado sabedoria,leia os versículos Tiago 1.5-8. Vamos,então pedir com fé,sabedoria ao nosso Deus?Faça comigo essa oração:

Senhor Deus,Criador de tudo que existe,receba minha adoração, meu louvor e minha gratidão!peço a Ti,meu Deus que me conceda a Tua sabedoria. Aperfeiçoa-me com teu Espirito Santo. Faz-me sábio,Senhor! Amém.”


-Desejo terminar esse Post com as palavras de profeta Oséias,no cap.14 verso 9. Os 14.9. Jamais despreze a Palavra de Deus,querida jovem!quem lê,estuda,compreende e pratica a palavra de Deus encontrou a verdadeira sabedoria .


                                                                              Beeijos Até a próxima =)
                                                                                                        Júlia Lopes






Fonte:Revista EBD Adolescentes  












2 comentários: